Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

There's No Place Like Home

There's No Place Like Home

28
Mai20

O Drive-In está de Regresso

Little Cuca

Cine Drive-In, onde encontrá-los? - Blog da BeeCâmbio

Por todo o mundo as estreias de cinema foram adiadas, os concertos cancelados, e uma série de espetáculos continuam sem data prevista para voltarem a um palco convencional. Porém, eis que, o conceito que remonta aos anos 30 e se popularizou nos anos 50 e 60, sobretudo nos EUA, volta à ribalta um pouco por todo o mundo: o drive-in. Para estes tempos de COVID 19, e com o Verão a caminho, é o chamado conceito 2 em 1. Na versão tradicional, o carro chega ao parque de estacionamento, o condutor compra o bilhete pela janela e estaciona, não inclui, portanto contacto social com os restantes espetadores; e, comodamente dentro da sua viatura sintoniza o rádio na frequência em que o áudio vai ser emitido e aguarda pelo desenrolar da ação ou diversão.

Novos ecrãs e novos palcos ganham vida ou uma nova dimensão um pouco por todo o lado, quer no meio do campo, no caso da Alemanha, quer no aeroporto de Vilnius, na capital da Lituânia, passando por parques de estacionamento frente a edifícios icónicos como a Torre Milad, na capital do Irão, onde há mais de 40 anos (com a Revolução Islâmica) que não se via um cinema drive-in, por permitir demasiada privacidade a casais não casados. É desta forma, que a “novidade” original de meados do século passado permite não só assistir, desde aos clássicos como “O Rei Leão (Roger Allers, Rob Minkoff, 1994), até ao último vencedor do Óscar por Melhor Filme, "Parasitas" (Bong Joon-ho) e, ao mesmo tempo vai ganhando novos contornos com missas e concertos a acontecer neste formato.

Em Portugal, no passado sábado - dia 23 Maio, Pedro Abrunhosa e uma versão reduzida da sua banda “Os Comité Caviar” protagonizaram um dos primeiros concertos drive-in em Portugal, em plena era COVID 19. No parque de estacionamento do Estúdio 33, em Ansião (distrito de Leiria), propriedade do mágico Luís de Matos, local onde, aliás, o ilusionista vai realizar um espetáculo de magia, no próximo dia 5 de Junho.

De 1 a 7 de Junho, no Jardim Municipal de Oeiras, estão já agendadas sessões de cinema gratuitas dinamizadas pela Comic Con Portugal, com o objetivo de "devolver alguma felicidade às pessoas e contribuir para dinamizar o regresso à normalidade social, cultural e económica de forma segura e consciente." O arranque acontece com a antestreia da nova comédia de Dave Bautista, “O Meu Espião (Peter Segal), a 1 de Junho - Dia Mundial da Criança. Seguem-se “Era Uma Vez Em... Hollywood”; “Parasitas”; “It”; “La La Land: Melodia de Amor”; “Brightburn – O Filho do Mal”; “Homem Aranha: Longe de Casa”; “John Wick 3 – Implacável”; e, “After”. Para participar, é necessário efetuar uma reserva através do site do evento.

Em qualquer um destes eventos/locais referidos em Portugal, o acesso ao estacionamento é limitado apenas a automóveis (com o número de pessoas dentro do limite de capacidade da viatura), os espectadores devem manter-se dentro dos mesmos, só sendo permitido sair para aceder aos WC’s, sendo obrigatório o cumprimento de regras de higienização e uso de máscara de proteção.

No Porto, a autarquia liderada por Rui Moreira tem prevista a instalação de um drive-in no Queimódromo, para vários fins culturais, tendo por base a preocupação de manter um quadro de segurança sanitário na cidade. É nesta perspetiva, que com o regresso dos jogos de futebol da primeira Liga, este espaço vai igualmente oferecer aos adeptos do “desporto rei”, a possibilidade de aí assistirem aos jogos de futebol, pretendendo-se com esta iniciativa, evitar a aglomeração de pessoas em cafés e em casas particulares.

Para uma área tão fortemente abalada pela pandemia, como a Cultura, em que vários artistas e tantos outros profissionais inseridos neste platô ficaram sem qualquer tipo de rendimentos devido ao encerramento dos espaços convencionados para esta atividade, este novo formato de Cultura Drive-In, bem que pode ser a tábua de salvação para quem faz da Cultura o seu modo de vida.

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D